Exaustor axial à prova de explosão: conheça os modelos disponíveis

Conheça cada modelo de exaustor axial à prova de explosão e entenda como funcionam.

Antes de apresentarmos os principais modelos de exaustores ou ventiladores axiais, é preciso ressaltar a importância de ter um bom projeto de ventilação industrial na sua fábrica, galpão ou espaço. 

Em outras palavras, é preciso analisar qual o tipo de material que será manipulado no local e quais são as demandas para fazer com que o ar circule e preze pela saúde dos funcionários e do meio ambiente.

Continue lendo este texto e descubra a função dos ventiladores/exaustores axiais e quais modelos se encaixam na sua indústria. 


Qual a função do exaustor axial industrial?

O exaustor axial industrial tem como função promover a circulação do ar no ambiente. Em nossas casas, por exemplo, a circulação acontece por convecção, a qual ocorre em todos os fluidos (líquidos e gases). 

Porém, este tipo de circulação por convecção é ineficiente em ambientes industriais, devido à presença de contaminantes no ar, que podem ser inalados pelos funcionários. 

A solução para dissipar e filtrar esse ar que contém partículas nocivas ao nosso organismo são os exaustores axiais industriais.


Como funcionam os exaustores industriais? 

Exaustores ou ventiladores industriais são aparelhos que servem para deslocar e resfriar o ar ambiente. Os modelos variam bastante e vão além de simplesmente controlar os níveis de temperatura e de umidade do ar. 

Os ventiladores industriais de alta potência são responsáveis por removerem os elementos que comprometem a pureza do ar, impedindo a poluição da atmosfera.

Algumas indústrias, em seus processos de produção, acabam gerando fumos de solda, por exemplo. Eles possuem partículas capazes de comprometer a saúde de trabalhadores, do ambiente e de pessoas em geral. 

Então, além de controlar, alguns modelos também são capazes de reduzir substâncias liberadas pelas grandes indústrias. 

O ar gerado pelo equipamento após retirar as partículas poluentes do local, pode ser impulsionado para dentro do espaço, o que é conhecido por insuflamento.

Há casos em que o ar pode ser também expelido para fora do ambiente. 


Por que ter um exaustor axial à prova de explosão? 

Como já vimos anteriormente, quando o ar está poluído demais por conta dos materiais manipulados, além de causar danos à saúde dos funcionários, também pode ocasionar explosões.

Um dos casos mais comuns são explosões de pó, como farinha, grão, madeira, plástico, produtos químicos, carvão e metais. Quando essas partículas entram em contato com altas temperaturas podem se tornar combustíveis e causar grandes danos ao patrimônio e às pessoas.

Por isso, é muito importante ter um exaustor axial à prova de explosão. Com ele é possível prevenir incêndios de grandes proporções e garantir a segurança da sua indústria e de seus funcionários. 
 

Qual o modelo ideal de ventilação? 

São diversos modelos de ventiladores, que variam de preço e possuem características distintas. Ou seja, tudo vai depender da necessidade do local que será instalado.

De maneira geral, os ventiladores se classificam em três tipos diferentes. Confira!
 

Ventilação geral 

A ventilação geral também é conhecida como natural ou mecânica. O seu objetivo é ventilar o ambiente como um todo. 

São os ventiladores que encontramos facilmente em casas e apartamentos, tanto com suporte, quanto presos ao teto. 
 

Ventilação diluidora 

A ventilação diluidora é responsável por diluir os poluentes. No entanto, não é capaz de impedir a emissão deles. 

Esse processo de diluição ocorre no processo de introdução de ar limpo (não poluído), em um ambiente que contenha material poluente. Com o ar, esse material é dispersado em um maior volume, diluindo as partículas poluentes. 
 

Ventilação local exaustora 

A ventilação local exaustora é o modelo mais comum e indicado para o ramo industrial. 

Este tipo de ventilador remove as substâncias tóxicas do ambiente de trabalho e expele para a atmosfera. Eles são recomendados pela Organização Internacional do Trabalho para as empresas que usam processos industriais. 

Não é uma tarefa fácil escolher o equipamento ideal. Tudo depende de algumas questões importantes, como o ramo industrial operante, as condições ambientais da região, o tamanho da área que se precisa abranger e, claro, as necessidades da empresa. 
 

Ventilador axial à prova de explosão

O ventilador axial industrial à prova de explosão está entre os modelos mais comuns do mercado. Esse sistema de ventilação atende perfeitamente ao objetivo de gerar um fluxo de ar eficiente e contínuo.

Ter um exaustor para área classificada que tenha qualidade assegurada é fundamental para ambientes explosivos. Com isso, é possível eliminar com segurança os gases e vapores emitidos.

O ventilador axial industrial à prova de explosão da Windtec garante maior segurança nos mais diversos ramos da indústria. Este equipamento é constituído por materiais resistentes à corrosão ou possíveis avarias. 

Além disso, os equipamentos emitem baixos níveis de ruído e consomem pouca energia elétrica. Isso garante vida útil longa e pouca necessidade de manutenção.
 

Projetos personalizados e que suprem as suas necessidades 

Conte com a expertise da Windtec para ter a melhor solução em exaustores axiais à prova de explosão de acordo com o tamanho e necessidade da sua empresa. Nosso time de engenheiros está à disposição.

Oferecemos atendimento especializado e personalizado do projeto ao pós-venda. Preencha seus dados e aguarde o contato! 

Se preferir, você pode ligar para (54) 3538-5868 ou (54) 3538-5848 e solicite um orçamento.