O que é NR 9: programa de prevenção de riscos ambientais

16 min. leitura


Entenda o que é NR 9 e quais os principais riscos que ela se visa proteger. 

A norma regulamentadora NR 9 é responsável pelo Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, também conhecida como PPRA. 

Originalmente editada pela Portaria MTb nº 3.214, de 08 de junho de 1978, sob o título “Riscos Ambientais”, a norma serve para assegurar a saúde física e mental dos trabalhadores.

No texto você vai entender qual a função da NR9, para quem se aplica e como identificar os riscos. Boa leitura! 


 

Para quem se aplica o programa de prevenção de riscos ambientais?

 

 

O programa de prevenção de riscos ambientais serve para todos os empregadores brasileiros, mesmo que conte com apenas um funcionário. 

A PPRA previne, ou seja: se antecipa aos riscos nos mais diferentes ambientes de trabalho. 

Por exemplo, ela previne acidentes com produtos químicos tóxicos, vírus, bactérias, entre outros agentes causadores de doenças.  


5 tipos de risco previstos na NR 9

 

Como mencionamos anteriormente, a NR é capaz de se antecipar aos riscos e garantir a integridade e saúde dos funcionários. 

De acordo com o documento oficial, podemos observar 5 tipos de risco descritos na NR 9:


Grupo 1:  Riscos físicos


São caracterizados riscos físicos os ambientes de trabalho que possuem ruídos, vibrações, radiações ionizantes, radiações não ionizantes, frio, calor, pressões anormais, umidade.
 

Grupo 2: Riscos químicos


Os riscos químicos são encontrados em ambientes com poeiras, fumos, névoas, neblinas, gases, vapores, substâncias compostas ou produtos químicos.
 

Grupo 3: Riscos biológicos


Os riscos biológicos são caracterizados por vírus, bactérias, protozoários, fungos, parasitas, bacilos. 

Ou ainda, quaisquer seres vivos que podem causar doenças nocivas ao ser humano.
 

Grupo 4: Riscos ergonômicos


Os riscos ergonômicos são aqueles que envolvem esforço físico intenso, levantamento e transporte manual de peso, exigência de postura inadequada.

Além de controle rígido de produtividade, imposição de ritmo excessivos, monotonia e repetitividade, jornada de trabalho prolongado, trabalho e turno e noturno, causadores de estresse físico e/ou psíquico.
 

Grupo 5: Riscos de acidentes


Os riscos de acidentes são caracterizados por arranjo físico inadequado, máquinas e equipamentos sem proteção, ferramentas inadequadas ou defeituosas.

Além de iluminação inadequada, eletricidade, probabilidade de incêndio ou explosão, armazenamento inadequado, animais peçonhentos, risco que poderão contribuir para a ocorrência de acidentes.
 

Quem é responsável por identificar e aplicar a NR 9? 


É de responsabilidade do empregador identificar os riscos ambientais NR 9 e tomar as medidas cabíveis para eliminar os perigos.

Essas medidas devem ser tomadas antes da contratação dos funcionários.

Porém, caso seja identificada alguma irregularidade durante o expediente, o problema deve ser corrigido o mais breve possível.

As avaliações devem ser feitas em cada setor da empresa, de forma individual para cada função, máquina e local. Deve ser levado em consideração, inclusive, os horários e turnos de trabalho.


Quem trabalha no escritório, por exemplo, deve-se observar a posição dos computadores, o tempo de atendimento ao telefone, entre outros fatores. 

Já na produção, o modo operante de cada máquina, a necessidade de EPIs, temperatura do local, postura, levantamento de peso, entre muitos outros fatores que devem ser considerados.

Independente do ramo ou setor, essas normas devem ser lidas e aplicadas sempre.
 

Como identificar os riscos ambientais NR 9?


Primeiramente, é necessário a contratação de um técnico em segurança do trabalho. Esse profissional fará a avaliação adequada e tomará as medidas necessárias.

Além disso, um profissional qualificado terá as ferramentas corretas e a maneira adequada de pôr em prática tudo que for necessário para garantir a aplicação da NR 9. 
 

Soluções para minimizar os riscos físicos e químicos da nr9



Nós sabemos que trabalhar em um local muito quente pode causar exaustão, conjuntivite, insolação, sudorese. Além de cansaço físico e mental. 

Um meio de melhorar o ambiente de trabalho é por meio da instalação de ventiladores, como o ventilador axial industrial, por exemplo.

O ventilador axial industrial está entre os modelos mais comuns do mercado, esse sistema de ventilação atende perfeitamente ao objetivo de gerar um fluxo de ar eficiente e contínuo. 

Pela sua versatilidade, pode ser aplicado nos mais diversos ambientes: administrativo, pavilhões, galpões, sala de máquinas, entre outros. 

Sua função primordial é ajudar na circulação do ar e, por consequência, manter a temperatura do ambiente amena.

Já para minimizar os riscos químicos como os fumos solda, indicamos o sistema de exaustão para fumos de solda.

As partículas metálicas que se soltam das peças que estão sendo soldadas, quando entram em contato com o ar e podem ser aspiradas pelo soldador. 

Com o sistema de exaustores é possível sugar as partículas metálicas, evitando que ela entre em contato com o meio ambiente.  

Além disso, o soldador deve usar uma máscara apropriada. A combinação desses dois meios de proteção evita que os metais sejam inalados.
 

O PGR substitui o PPRA?


Sim, o Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) faz parte da Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Canpat) e substitui o PPRA. O novo projeto foi lançado em uma live exibida em maio de 2020.

Ele serve para fornecer as obrigações necessárias em ações de prevenção em Segurança e Saúde no Trabalho - SST.

O PGR não deve ser simplesmente implantado uma vez só, é um processo de melhoria contínua. 

Inclusive, deve passar por constantes revisões para garantir a saúde física e psicológica dos colaboradores.

É comum também a seguinte pergunta: "porque o PPRA mudou para PGR?"

Em março de 2020 foram aprovados os textos de duas novas normas regulamentares: a  Portaria nº 6.730/2020 - NR1, e a Portaria nº6.735/2020 - NR9.

Essas portarias estabelecem as novas diretrizes de riscos ocupacionais para agentes físicos, químicos e biológicos. Entretanto, não mencionam o PPRA, o que o torna automaticamente substituído. 

Cabe ressaltar que o que será extinto é o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, que, com as novas adaptações, passará a ser conhecido como Programa de Gerenciamento de Riscos. 

 

Quando o PGR vai entrar em vigor?


O Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) está em vigor desde agosto de 2021. 

Inicialmente, estava previsto para entrar em vigor cinco meses antes, em março, mas essa data foi adiada. 

De acordo com a PORTARIA Nº 6.730, DE 9 DE MARÇO DE 2020 os empregadores devem:
  • Evitar os riscos que possam ser originados no trabalho;
  • Avaliar os riscos que não possam ser evitados;
  • Implementar medidas de prevenção, ouvindo os trabalhadores, de acordo com a ordem de prioridade estabelecida na NR 1 (citada acima)
  • Adaptar o trabalho ao trabalhador.

Windtec: projetos personalizados e que atendem à NR 9

A Windtec é referência nacional em ventiladores e sistemas de exaustão para indústrias, cujo foco é o bem-estar e a segurança física dos trabalhadores. 

Nossos produtos levam em conta às normas do Programa de Prevenção de Riscos ambientais (PPRA) e do Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR).

Nosso time de engenharia está à disposição!