4 MOTIVOS PARA INSTALAR UM SISTEMA DE EXAUSTÃO INDUSTRIAL

11 min. leitura



As vantagens de um sistema de ventilação industrial são muitas e podem, inclusive, ajudar de forma significativa no bolso da empresa. Esses projetos são formados, entre outras peças, por ventiladores industriais que têm, por função básica, deslocar e resfriar o ar ambiente. 

Os ventiladores são equipamentos utilizados não só em grandes galpões e depósitos, mas também em indústrias de todo tipo. Eles fazem parte de um complexo projeto de exaustão industrial, que definirá, por exemplo, o número de unidades presentes e os equipamentos necessários para atender as necessidades do seu negócio.

Suas funções são variadas e beneficiam não só o bolso da empresa, mas também a saúde de todos os envolvidos. Confira abaixo uma lista com 4 motivos principais para instalar um projeto de exaustão industrial na sua empresa.

 

Refrigeração do ambiente


Talvez o mais óbvio dos motivos, o bem-estar térmico é uma das razões que fazem valer o investimento num bom projeto de exaustão. Isso motiva a equipe, agiliza e dinamiza os processos e torna os funcionários confortáveis em realizar as operações.

Além disso, a refrigeração pode ser importante para as máquinas da sua indústria, dependendo do ramo de atuação. Uma vez quentes, é preciso arrefece-las para evitar grandes danos.

 

Eliminação de odores


Essa é uma vantagem grande na instalação de um sistema de exaustão industrial. Algumas máquinas acabam gerando odores que poderiam ser facilmente eliminados com um projeto desses. Isso porque filtros e dutos para exaustão industrial fazem parte dos sistemas. Isso torna possível a realização da tarefa de criar um ambiente com um cheiro mais agradável e evita o desconforto dos trabalhadores envolvidos nos processos.

 

Saúde dos trabalhadores


Talvez seja esse o maior motivo para você instalar um projeto de exaustão. Muitas empresas produzem, durante seus processos de produção, fumos de solda, por exemplo, que possuem partículas capazes de comprometer a saúde dos trabalhadores. As partículas, que contêm substâncias tóxicas, se alojam no organismo e acabam provocando uma série de doenças. Entre as mais comuns estão a bronquite, o câncer de pulmão, o infarto e a infertilidade.

O projeto de ventilação, por sua vez, é capaz de melhorar a qualidade do ar e impedir que os colaboradores contraiam essas doenças. Isso porque o equipamento absorve as partículas poluentes, retirando-as do ambiente de trabalho.

Um sistema de exaustão industrial é imprescindível pois auxilia em muitos mais fatores que dizem respeito à prevenção de doenças. O setor da indústria é, hoje, um dos principais responsáveis pela liberação de substâncias poluentes na atmosfera, causadoras de doenças até mesmo irremediáveis. 
 
Existem diversos modelos de exaustores industriais, cuja funcionalidade é projetada para cada tipo de ambiente.

 

Saúde do meio ambiente


As partículas emitidas desses processos industriais afetam, também, a integridade do meio ambiente. A fuligem e a fumaça afetam diretamente a saúde dos grandes centros e provocam doenças respiratórias em pessoas em geral. Esses poluentes originam camadas de poeira, sujeira e odores nas cidades, concentrando toxicidade em diversos espaços públicos.

Nesse sentido, os ventiladores industriais ou os projetos de exaustão industrial, como um todo, evitam que essas empresas emitam as partículas que poluem o meio ambiente. Com tecnologia confiável, eles filtram o ar e impedem que problemas mais graves possam acontecer.

 

Sistema de exautão industrial: como funciona?


As vantagens de um sistema de exaustão industrial, de fato, são muitas. Ele realiza a aspiração de um local munido de partículas poluentes e expele em outro lugar. Antes dessa transposição, durante a aspiração, a maioria dos sistemas conta com filtros capazes de eliminar as fuligens prejudiciais à saúde.

Além do filtro, um sistema de exaustão industrial conta também com exaustor, captor de ar, caixa de ventilação, equipamentos específicos para o tratamento do ar e uma rede de dutos que se interligam aos filtros. Todos são componentes importantes e essenciais para o bom funcionamento do sistema e, por isso, requer ajuda de um profissional, tanto para a instalação, quanto para a manutenção.

 

Fabricantes de ventiladores industriais


No mercado, atualmente, existem muitas empresas fabricantes de ventiladores industriais. Primeiramente, é preciso uma pesquisa a fundo e entender o grau de credibilidade que essas empresas possuem, já que o material precisa ser de qualidade e a equipe de suporte precisa estar atenta às demandas dos clientes.

Essas fabricantes atendem geralmente indústrias que trabalham com mineração, alimentação, tecidos, plásticos, papel e celulose. A Windtec, por exemplo, é uma das fabricantes de ventiladores industriais que mais possuem reconhecimento no Brasil. Isso porque é referência quando o assunto é equipamentos de aspiração industrial, como os ventiladores centrífugos e axiais, além de sistema de exaustão industrial em diversos segmentos. 

Para tirar suas dúvidas, sem compromisso, nossos engenheiros estão à disposição.