5 passos para reduzir custos sem perder a qualidade e desempenho da operação

6 min. leitura

Sabemos da dificuldade de gerir uma empresa, principalmente, porque vivemos dias de incertezas econômicas e políticas. É preciso que o gestor seja um visionário e tenha ciência do mercado em que está inserido para agir de maneira que traga prósperos resultados e evite equívocos. Hoje em dia, a redução de custos de uma empresa é o principal dos objetivos dos gestores, entretanto, é preciso cautela para que a solução não se transforme em um problema maior ainda. 

É importante o corte de custos em áreas que há a possibilidade para tal. Entretanto, cortar gastos de uma empresa não é tarefa tão simples, já que pode envolver sua mão de obra ou a qualidade do serviço. É preciso estar atento a isso, pois o ideal é tornar a diminuição de custos na empresa sua aliada, sem afetar o desempenho da operação.

 

É pensando nessa questão que elaboramos 5 ideias para reduzir custos na empresa. 



1. Reveja contratos

Esse é uma medida bem importante. Velhos contratos tendem a estar ligados a um período em que a economia era diferente da de hoje. Tendo isso em mente, negocie os contratos com seus fornecedores e peça descontos. Caso os valores não estejam de acordo com o que você planejou, busque outros parceiros. Não se prenda a velhos contratos.

Pesquise e encontre acordos que ofereçam o melhor custo-benefício, ou seja, que te gerem redução de custos, mas ao mesmo tempo impeça que baixe sua qualidade. 

Além disso, veja se parcerias com outras empresas do mesmo segmento que o seu não são uma opção a ser considerada. Uma pesquisa de mercado pode revelar que grandes redes têm maior poder de barganha do que as pequenas ou médias. Unir-se à empresas maiores pode render contratos mais vantajosos, por meio de associações.


2. Implemente medidas sustentáveis

Preste atenção em como sua empresa dá importância à questão da sustentabilidade. Economizar luz é uma das principais medidas emergenciais que se pode fazer. Consolide uma campanha de corte de gastos e oriente seus colaboradores a desligarem os computadores da tomada ao fim do expediente. Outras estratégias nesse sentido exigem que você dê preferência à ventilação natural ao invés de ligar o ar condicionado e priorize a instalação de lâmpadas econômicas.

Incentive o uso de folhas de rascunhos para evitar desperdício de papel. Além disso, invista na economia de copos plásticos. Ao invés de usar os descartáveis, incentive o uso de canecas de vidros ou outros materiais que podem ser usados novamente. Assim, além de cuidar do meio ambiente, colabora na redução de custos da empresa.


3. Analise sua estrutura de produção

Antes de sair demitindo funcionários, que parece ser a saída mais fácil para a diminuição de custos de uma empresa, observe seus custos com estoque. Se suas vendas caíram, então sua produção também deve diminuir. Com isso, logicamente, não adianta produzir e comprar a mesma quantidade de matéria prima que antes. Investigue em quais setores pode-se reduzir materiais e readeque a estrutura ao tamanho de sua produção.


4. Gerencie seu estoque

Como complemento ao item anterior, preste atenção no que você já tem estocado. Dê atenção à validade dos produtos, assim você evita o desperdício e custos dispensáveis. Por isso, fiscalize sua demanda de produção e se o que você tem na despensa é o suficiente para o trabalho. Mas ainda assim pode surgir a dúvida: como reduzir os custos de estoque de maneira eficiente?

Preferencialmente, quando perceber que há a necessidade de fazer novas compras, busque por atacados e pesquise qual te oferece o melhor custo-benefício. Esse é um setor que demanda bastante planejamento e cuidado, já que interfere diretamente na vida financeira da empresa. 


5. Evite juros desnecessários

Estude a fundo as contas da sua empresa e evite pagar parcelas atrasadas. Algumas podem ter juros muito altos e você pode se afundar num mar de dívidas. Pelo contrário, tente pagar as contas em dia ou, se possível, adiantadas. Isso porque quando as contas se referem ao governo, geralmente são atribuídos descontos para quem realiza o pagamento com antecedência. 

Busque negociar com os fornecedores, também, com a finalidade de conseguir alguns descontos caso a prestação seja paga antes do vencimento. Veja, ainda, se comprando à vista é concedido alguma redução no valor total. Mas tome cuidado para saber se a negociação cabe no seu orçamento e se não prejudicará as finanças da empresa.

Essas são 5 estratégias emergenciais que você pode implementar à sua empresa, adequando, claro, às suas possibilidades. Se ainda assim, for preciso cortar ainda mais gastos, pode-se pensar na demissão de alguns colaboradores, mas com cautela para não desligar alguém que seja de extrema importância para o crescimento do negócio.