Para que serve e como calcular o lead time de compras

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Entenda o que é lead time de compras e como você e sua empresa podem se beneficiar usando dicas para calculá-lo. Além disso, saiba como otimizar o lead time e gerar mais lucro

Se você tem uma empresa e se preocupa com a alta performance dela, é muito importante saber o que é lead time de compras e qual sua importância no mercado de vendas. De maneira simples, é o período de tempo compreendido entre a solicitação de um pedido ao fornecedor e a sua entrega. Por exemplo, você, dono de um comércio, efetua um pedido a um de seus fornecedores. Esse período desde a solicitação até o recebimento do produto é entendido como lead time de compras. 

Entender esse conceito e saber executá-lo na prática é fundamental e impacta diretamente na satisfação do consumidor final. Se houver atraso ou quaisquer outros problemas, pode afetar a empresa, uma vez que a expectativa do cliente será prejudicada. Mas não só para isso serve o lead time. Reduzir o seu tempo implica de forma quase que direta e imediata nos custos, tornando-os menores. Devido a isso, os lucros consequentemente aumentam.

Dizemos que o lead time passa por um caminho crítico, que é quando o processo está sujeito a passar por dificuldades. São as etapas, que dependem exclusivamente do tempo, as responsáveis por uma entrega satisfatória ao cliente. 
 

  1. o momento em que o cliente efetua o pedido
  2. a entrada do pedido no sistema
  3. o processamento do pedido
  4. a montagem do produto
  5.  o transporte do produto.
  6. o recebimento do produto por parte do cliente
 

Como ter um bom lead time de compras

Algumas precauções precisam ser tomadas para evitar que haja problemas com o lead time de compras. 
 
  • Manter um volume ideal de itens em estoque é uma boa solução. Isso pode reduzir o lead time, já que os materiais necessários estão armazenados no depósito. Entretanto, é preciso ter cuidado com o excesso de produtos em estoque, uma vez que os custos de estocagem e de mão de obra para o manuseio desses produtos podem aumentar. 
 
  • Ter uma abrangente lista de fornecedores também ajuda. Quando uma das fábricas não tiver o produto já pronto, a outra pode prestar o serviço. É preciso, porém, pesquisar sobre as características de cada fornecedor, como a localização, que pode influenciar consideravelmente na entrega do produto, afetando, assim, no lead time.
 

Como calcular lead time de compras

Essa é a hora de prestar bastante atenção. O cálculo de lead time é super importante porque serve para otimizar os processos e garantir a satisfação do cliente, respeitando o prazo de entrega. Não existe uma fórmula, mas sim características que influenciam em um cálculo de lead time. Entenda:
 

1º Liste os materiais necessários para um determinado trabalho:

É imprescindível estruturar uma lista ou uma tabela com todos os insumos que serão necessários. Nessa lista, você pode colocar, por exemplo, as matérias-primas, a mão de obra, os produtos e, inclusive, itens referentes a reparos e manutenções.
 

2º Analise o tempo de cada item da lista:

Os materiais podem possuir tempo de fabricação diferenciado entre eles. Há produtos, por exemplo, que podem chegar em sua empresa em um período superior a uma semana; outros, em três dias. Se preocupe em contar apenas os dias úteis. Por exemplo, se a fábrica não trabalha nos finais de semana, o tempo estimado de produção é de quatro dias e o pedido começa a ser preparado na quarta-feira, então, calcule quarta, quinta, sexta e segunda-feira para a conclusão do trabalho. Assim, eliminam-se o sábado e o domingo. 
 

3º Considere o tempo de transporte

Após isso, conte o tempo de deslocamento dos produtos da fábrica até a sua empresa, levando em consideração, também, os dias trabalhados pela transportadora e possíveis imprevistos no caminho. 
 

Outros tipos de lead time

Há ainda outros dois tipos principais de lead time. Eles se diferenciam em suas características e dependem de cada empresa. 
 
  1. Lead time de produção: o tempo total de fabricação de um produto por uma empresa que depende da matéria-prima. 
  2. Lead time de entrega: é o tempo decorrido desde a finalização do produto até a sua entrega. Nesse processo, é importante que a empresa escolha uma transportadora parceira, conferindo qualidade e confiança na entrega.
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