Limpeza de filtro manga realmente funciona?

5 min. leitura

Quem trabalha no setor industrial sabe bem a importância de um filtro manga. As indústrias em seus processos laborais geram partículas e gases poluentes que afetam diretamente o ambiente de trabalho. Além disso, esses resíduos e substâncias podem impactar consideravelmente a saúde dos trabalhadores se a empresa não contar com medidas de proteção.

Entre tantas medidas como os equipamentos de proteção individual (EPI’s) e os exaustores locais, por exemplo, estão os filtros manga. Eles são responsáveis por controlar a emissão de partículas poluentes jogadas na atmosfera, já que separam as substâncias poluentes  durante a liberação dos gases industriais. Além disso, eles cumprem com as exigências ambientais e auxiliam a empresa no respeito às normas vigentes.

Mas antes de saber se o produto, de fato, é eficaz e se a limpeza de filtro manga realmente funciona, precisamos entender como ele trabalha.
 

COMO FUNCIONA O FILTRO MANGA

O filtro manga possui um processo simples de separação de ar limpo, mas que gera um resultado muito satisfatório. A filtragem se dá, primeiramente, pela entrada de ar contaminado de poluente no reservatório das mangas. Esse ar entra por um duto lateral, que é responsável por reduzir a velocidade do ar e o conduzir para o interior das mangas de filtragem.

As substâncias poluentes ficam, então, retidas no tecido das mangas para serem posteriormente eliminadas pela moega. O ar despoluído volta ao ambiente por meio dos bocais da parte superior do filtro. 
 

A ESTRUTURA DE UM FILTRO MANGA

Os filtros manga são parte de um consistente projeto para evitar poluição de partículas geradas, principalmente, pela indústria. Seu tamanho e suas dimensões variam de acordo com a necessidade de cada empresa e ambiente. Cada peça é de extrema importância para a boa execução de um filtro manga. Basicamente, sua estrutura é assim:
 

1) Mangas filtrantes

São reservatórios que possibilitam a passagem de ar, captando as substâncias poluentes. É importante manter uma higienização constante já que as partículas de poluição se fixam ao compartimento. A limpeza pode ser feita por meio de jatos de ar comprimido ou até mesmo diretamente pela lavagem das mangas.
 

2) Gaiolas

Para sustentar as mangas filtrantes são necessárias gaiolas, que nada mais são do que armações de metal responsáveis por organizar as mangas em fileiras.
 

3) Chapa-espelho

Trata-se de uma chapa utilizada para fixar as gaiolas e, consequentemente, as mangas filtrantes. A chapa-espelho é uma válvula de escape rápido ou também conhecida como válvula de diafragma. Isso porque ela é responsável pelo controle da passagem do ar comprimido durante o processo de higienização das mangas.
 

4) Reservatório de ar comprimido

Ainda no sentido de limpeza de mangas, tem-se o reservatório de ar comprimido. Como o próprio nome já diz, trata-se de um compartimento que contém o ar utilizado para a higienização das mangas. É necessário que o reservatório possua capacidade suficiente para manter uma constância no processo de limpeza.

5) Tubos de sopragem

São ferramentas que também auxiliam na higienização das mangas. Os tubos de sopragem são formados de metal e têm o objetivo de direcionar os jatos de ar comprimido para as mangas. Cada fileira de mangas precisa de um tubo de sopragem diferente.

6) Moega

Equipamento capaz de reter os particulados poluentes que entram no filtro em alta velocidade. É responsável também por recolher aqueles que se desprendem das mangas filtrantes.
 

LIMPEZA DE FILTRO MANGA REALMENTE FUNCIONA?


E agora, por fim, a pergunta que não quer calar: limpeza de filtro manga realmente funciona? A resposta é simples: sim. Mas para que o processo de higienização seja efetivo, é preciso que haja regularmente uma limpeza, isso dá a garantia de um funcionamento perfeito. Entretanto, não é tão simples assim.

A qualidade da limpeza somente será garantida se você contratar uma equipe ou uma empresa especialista nesse segmento. Isso porque se a higienização não for executada de maneira correta, poderá ocorrer alguns danos no desenvolvimento do equipamento.

A limpeza de filtro manga vai funcionar se você tiver um cuidado com ela. Uma equipe que atue no ramo é imprescindível, pois, sobretudo, vai te poupar tempo e dinheiro. Investir numa limpeza que você mesmo pode fazer  é capaz de ser ineficaz e acabar atrapalhando o funcionamento do filtro.

Além disso, uma equipe experiente é a garantia de qualidade, uma vez que a higienização é feita de forma minuciosa e por profissionais com os conhecimentos necessários. O ideal é pesquisar bastante e contratar um serviço que garanta que o seu filtro manga tenha o melhor desempenho pela máxima durabilidade possível.