Sistema de exaustão e ventilação para indústria alimentícia: por que investir nessa solução?

5 min. leitura

As indústrias do segmento alimentício estão totalmente envolvidas e comprometidas com a saúde e a qualidade de vida de colaboradores, parceiros e público em geral.

Diante desse cenário, é necessário ter cuidado redobrado quanto à exaustão e ventilação de ambientes.

O sistema de exaustão e ventilação para indústria alimentícia proporciona o controle de odor industrial, equilibra a temperatura, remove o ar contaminado e dilui os gases dentro de um ambiente industrial.

Os benefícios dessa solução são muitos, uma vez que ela é a responsável principal evitar a disseminação de doenças e manter a qualidade de vida de todas as pessoas dentro da empresa.
 
Aliás, quando dimensionado, esse sistema garante muitas outras vantagens à empresa.

Saiba por que investir nele e como deve ser a ventilação na indústria de alimentos. Continue a leitura!
 

Por que investir em sistema de exaustão e ventilação para indústria alimentícia?

 

Adequação às normas e leis vigentes

Cada vez mais, as empresas recebem fiscais para controlar e averiguar se as normas estão sendo seguidas, de acordo com o que é regido para o setor por lei. Para evitar quaisquer problemas, o sistema de exaustão e ventilação é essencial, pois, dentre seus inúmeros benefícios, ele previne a contaminação do ar na indústria.

Ou seja, mais saúde e qualidade de vida para todos.

Um exemplo de norma averiguada em empresas é a NBR 16401 (2008), que foca no projeto de instalações de ar-condicionado, nos parâmetros de conforto térmico em ambientes condicionados e na qualidade do ar interior, em empresas.
 

Conforto térmico ao ambiente

Espaços industriais que precisam de ventilação adequada para não ficarem abafados e quentes precisam de um sistema de exaustão e ventilação para garantir conforto térmico.

Garantindo essa ação, o time de colaboradores se sente mais confortável, além da solução também diminuir o risco de disseminação de doenças.
 

Eliminação de gases, mau cheiro e partículas nocivas

O sistema de exaustão e ventilação absorve gases, vapores, partículas nocivas e odor industrial.

Até porque, pela lei, todos esses acontecimentos precisam ser eliminados.
 

Maior produtividade da equipe

Uma empresa com sistema de exaustão e ventilação adequado e dimensionado de acordo com a sua necessidade, fica mais limpa e agradável.

Essas condições favoráveis motivam os colaboradores e garante maior produtividade ao time.
 

Auxilia na conservação estrutural

A estrutura da empresa, as máquinas e os equipamentos que ficam nas instalações, precisa de ambientes com climatização adequada, livre de gases e elementos nocivos.

Com ventiladores e exaustores na indústria de alimentos, é possível preservar máquinas e equipamentos, tornando a manutenção mínima.

Por que ter um sistema de exaustão e ventilação para indústria alimentícia dimensionado?

Ao investir em uma solução personalizada de ventilador e exaustor para a indústria alimentícia, o parque fabril da empresa recebe um projeto que atende a todos os requisitos aplicáveis.

Lembrando sempre que tudo é criado e fabricado em conformidade com as leis e com o que a sua empresa precisa para estar operando 100% segura.
 

Conte com quem é especialista no setor de sistema de exaustão e ventilação

A Windtec é expert no setor de sistemas de exaustão e ventilação, criando seus projetos em total conformidade com as normas ambientais e trabalhistas.

Reduza custos e otimize investimentos para se tornar competitivo no mercado e garanta mais performance ao seu negócio com as soluções personalizadas da Windtec.

Conheça mais sobre os serviços e fale com o time de especialistas para realizar o seu orçamento.