Controle da exposição ao calor no ambiente de trabalho por sistema de ventilação

10 min. leitura

A exposição do calor no ambiente de trabalho pode gerar efeitos instantâneos, e se for recorrente pode causar doenças. Vamos observar o efeito do calor no corpo humano e como manter a tolerância térmica por meio de um sistema de ventilação. 
Antes disso, iremos explicar alguns termos importantes para que você entenda melhor o assunto. 
 

O que é fonte de calor?

Fonte de calor é qualquer elemento que possa aumentar a temperatura de outro corpo, essas fontes podem ser naturais ou artificiais. 


Como se classificam as fontes artificiais e naturais de calor?

A diferença entre fonte natural e artificial de calor está no modo em que o calor é emitido. Vamos observar cada uma delas:
 

Fontes artificiais de calor

É quando o calor é emitido por algo criado pelo ser humano, como uma máquina ou lâmpada de cabelo, por exemplo. 
Em indústrias é comum encontrarmos esse tipo de calor em fornalhas e pavilhões. Apesar de estarem sob efeito do sol, os maquinários em funcionamento e o telhado provocam um aumento na temperatura, caracterizando como fonte artificial de calor.
 

Fontes naturais de calor

As fontes naturais de calor são os aquecimentos emitidos sem a ação humana, como o calor do sol, fogo, raios, alguns animais e outras fontes que emitam calor por reflexo, como é o caso da lua.
Nesse artigo não iremos nos deter nas fontes naturais de calor, em vista que o propósito é falar sobre a exposição ao calor insalubre na indústria.
 

Doenças causadas pelo calor excessivo

O calor no ambiente de trabalho tem consequências imediatas como sudorese, desidratação, exaustão, esgotamento mental, entre outros riscos físicos. Além de afetar diretamente no bem-estar e na capacidade produtiva.
Quando essa situação é contínua, a tendência é desencadear uma série de doenças causadas pelo ambiente de trabalho ser muito quente. Entre as enfermidades, podemos citar como exemplo: problemas respiratórios, câncer de pele, dificuldade na circulação do sangue, entre outros.
 

NR temperatura local de trabalho

A NR 15 (norma regulamentar nº 15), dita no anexo 3 os limites de tolerância para exposição ao calor. Acesse o nosso artigo NR 15 calor que explica como funciona a tolerância de calor em ambientes insalubres com base no anexo 3 da NR 15.


Como controlar a exposição ao calor no ambiente de trabalho?

Uma das maneiras mais eficazes para controlar o calor no ambiente de trabalho é por meio de sistema de ventilação industrial. O projeto é personalizado de acordo com a necessidade de cada setor da fábrica.
 

Exaustor para ambientes quentes

De modo geral, esse sistema é conhecido como exaustor ou ventilador industrial. Apesar de ser conhecido desse modo, o exaustor é o principal componente do sistema de ventilação para empresas. Eles estão disponíveis na versão axial e centrífugo e ambos são fabricados pela Windtec.
 

Ventilador axial 



O ventilador axial pode ser fabricado em aço carbono, zinco ou inox. Trata-se de um modelo para quem procura estabelecer uma boa troca de ar em ambientes fechados, como cozinhas de restaurantes e pequenas indústrias. Essa renovação do ar pode atender outros tipos demandas em lugares fechados como casas de festa, por exemplo.

Um dos grandes diferenciais desse tipo de exaustor para indústria é o preço. Ele tem um bom custo-benefício em relação aos outros modelos. 


Exaustor centrífugo



Existem diversos modelos de exaustor centrífugo, o que permite operar em diferentes pressões e vazões de ar. Eles servem para a renovação do ar do ambiente, bem como, podem exauri-lo de dentro do espaço para a atmosfera. Por isso, também são indicados para situações em que o objetivo é climatizar o ar. 

Além disso, eles podem atuar nesses ambientes como um importante insuflador de ar, em caso de ocorrência de baixa pressão e grande volume de ar. 

Dependendo da pressão, os exaustores centrífugos também trabalham como aspiradores de pó e fumos de solda e corte térmico, sendo indicados, assim, para empresas que operam com esse tipo de material. 

A indicação é para ambientes maiores, contemplando os mais diversos segmentos da indústria. Isso porque, entre outras características, o exaustor centrífugo é capaz de operar em espaços submetidos a materiais corrosivos e inflamáveis, como a solda e gases, por exemplo.
 

Sistema de exaustão industrial Windtec

O sistema de exaustão/ventilação da Windtec é montado sob medida para garantir que atenda perfeitamente a necessidade do cliente. 

Desse modo evita a exposição ao calor no ambiente de trabalho assegurando a qualidade de vida dos colaboradores e garantindo uma produção mais rentável. 

Ficou com alguma dúvida? Contate-nos.