Sistema de pressurização de escadas de incêndio: o que é e como funciona?

5 min. leitura

A instalação do sistema de pressurização de escadas, de acordo com a Instrução Técnica Nº 13/2011 do Corpo de Bombeiros, visa garantir que os locais fiquem livres de fumaça e gases tóxicos em casos de incêndio.

Propiciando segurança à saúde e à vida das pessoas que precisam utilizar as escadas de emergência pressurizadas.

Além de garantir proteção, o sistema possibilita que os profissionais atuantes no Corpo de Bombeiros recebam acesso facilitado aos locais na hora de combater o fogo.

Ou seja, essa é uma solução que só gera benefícios a todos. Quer saber mais informações sobre a escada pressurizada? Continue a leitura!
 

O que é escada pressurizada?

É uma escada de segurança, que utiliza um sistema de insuflamento mecânico de ar para o ambiente, ao contrário da escada à prova de fumaça, que usa a ventilação natural para extrair a fumaça.
 

Por que o sistema de pressurização de escadas de incêndio é importante?

Para garantir a segurança das pessoas quando houver emergências, é essencial utilizar o sistema de pressurização de escadas.

Em casos de incêndio, como exemplo, a fumaça, além de tóxica, possui alta temperatura, podendo prejudicar a saúde das pessoas.

Daí a importância de investir nessa solução, que protege e garante segurança à rota de fuga, já que conta com:
  • Detector de fumaça
  • Sistema de alarme, insuflamento e exaustão
  • Ventiladores e venezianas
  • Grelhas e filtros de ar
  • Dutos de pressurização de escada e porta corta-fogo
  • Sistema independente de energia elétrica

Como funciona o sistema de pressurização de escada para incêndio?


Ao detectar qualquer caso de emergência em algum local do edifício, com indícios de fumaça, o sistema aciona.

Pode-se acionar automaticamente, se o sistema de pressurização for do tipo automático; ou de forma manual, através de um botão de acionamento que fica junto à central de alarme - que será responsável por acionar o sistema.

Depois do acionamento, o motoventilador insufla o ar do espaço externo e da sala de pressurização, distribuindo o ar ao corpo da escada através de grelhas instaladas.

É sempre importante destacar que os pontos de saída devem ser balanceados para possibilitar que todo o ar saia corretamente pelas grelhas.

É necessário lembrar ainda que o damper* deve estar funcionando perfeitamente, assim, evita a sobrepressão do sistema.

*Placa ou válvula que tem o intuito de interromper/regular o fluxo de ar em uma escada pressurizada.
 

Quando e onde a escada pressurizada é necessária?

As Instruções Normativas dos Corpos de Bombeiros definem quais locais devem ter obrigatoriamente o sistema de pressurização.

Veja como funciona:

A altura é determinada entre o ponto que caracteriza a saída ao nível de descarga até o ponto mais alto do piso do último pavimento (não se deve considerar pavimentos superiores onde ficam alocadas máquinas, caixas d’água, etc.)
Se o local atender às exigências para isso, deve-se criar um projeto de escada pressurizada, assegurando que as determinações do corpo de bombeiro sejam atendidas com excelência e assertividade.

Lembrando que, segundo a NBR 14880 DE 01/2014 - Saídas de emergência em edifícios — Escada de segurança — Controle de fumaça por pressurização:

“Os locais devem-se manter livres da fumaça através de pressurização, as escadas de segurança que se constituem, na porção vertical, da rota de fuga dos edifícios, estabelecendo conceitos de aplicação, princípios gerais de funcionamento e parâmetros básicos para o desenvolvimento do projeto.”
 

Problemas de funcionamento do sistema: como evitar?

A energia elétrica é o que move o sistema de pressurização, então, ela precisa estar em perfeito estado, especialmente durante a emergência.

Nesse cenário, vale ter à disposição um gerador de acionamento automático, garantindo que o sistema desempenhe com excelência o seu papel.

O sistema precisa também ter um planejamento onde o tempo de resposta entre a detecção do incêndio e a ativação seja o mais rápido possível.

Os testes de funcionamento de ventiladores, controle e mecanismos também devem estar em dia e serem realizados periodicamente.
 

Documentos obrigatórios para sistema de pressurização de escadas

O sistema de escada pressurizada precisa conter relatório de projeto, com objetivos e dimensões do sistema, localização e ficha técnica de componentes e métodos de ativação.

Além disso, é necessário ter à disposição o manual de manutenção, com procedimentos e desempenho do sistema e requisitos para teste e manutenção, que devem ser registrados sempre que forem feitos.
 

Conte com a Windtec para garantir um sistema de pressurização de escada de segurança eficiente

Projetamos e desenvolvemos equipamentos de forma criativa para ventilação e exaustão industrial, atendendo aos requisitos aplicáveis, com o objetivo de satisfazer os clientes.

Tudo sempre de acordo com as leis e normas regulamentadoras.

Oferecemos suporte, tecnologia e customização para cada necessidade, desenvolvendo produtos dentro de rigorosos padrões de qualidade. Atuamos também na venda de partes e peças para reposição, garantindo sempre a solução completa.

Conheça nossos produtos e saiba como podemos ajudar a sua empresa.