Filtro de manga: como funciona, limpeza e manutenção

 

O filtro de manga industrial é responsável por controlar a emissão de partículas poluentes jogadas na atmosfera, já que separam as substâncias poluentes durante a liberação dos gases industriais. Além disso, eles cumprem com as exigências ambientais e auxiliam a empresa no respeito às normas vigentes.

Os filtros de manga (tecidos), segundo a American Conference of Governmental Industrial Hygienists – Committee on Industrial Ventilation (2001), mostram ter uma eficiência de mais de 99% para material particulado. Uma das principais características é justamente os valores baixíssimos de emissão alcançados na saída do equipamento diante das crescentes requisições dos órgãos ambientais.
Quanto à limpeza do filtro manga, existe uma diferença a ser considerada: a limpeza é feita de forma automatizada, já a manutenção (troca dos elementos filtrantes) deve ser feita por uma equipe devidamente preparada.

 

Filtro de manga como funciona

O filtro manga possui um processo simples de separação de ar limpo, mas que gera um resultado muito satisfatório. A filtragem se dá, primeiramente, pela entrada de ar contaminado de poluente no reservatório das mangas. Esse ar entra por um duto lateral, que é responsável por reduzir a velocidade do ar e o conduzir para o interior das mangas de filtragem.

As substâncias poluentes ficam, então, retidas no tecido das mangas para serem posteriormente eliminadas pela moega. O ar despoluído volta ao ambiente por meio dos bocais da parte superior do filtro.

 

A estrutura de um filtro de manga industrial

Os existem diferentes tipos filtros de manga, são parte de um consistente projeto para evitar poluição de partículas geradas, principalmente, pela indústria. Seu tamanho e suas dimensões variam de acordo com a necessidade de cada empresa e ambiente. Cada peça é de extrema importância para a boa execução de um filtro manga. Basicamente, sua estrutura é assim:

 

Mangas filtrantes

São reservatórios que possibilitam a passagem de ar, captando as substâncias poluentes. É importante manter uma higienização constante já que as partículas de poluição se fixam ao compartimento. A limpeza pode ser feita por meio de jatos de ar comprimido ou até mesmo diretamente pela lavagem das mangas.

 

Gaiolas

Para sustentar as mangas filtrantes são necessárias gaiolas, que nada mais são do que armações de metal responsáveis por organizar as mangas em fileiras.

 

Chapa-espelho

Trata-se de uma chapa utilizada para fixar as gaiolas e, consequentemente, as mangas filtrantes. A chapa-espelho é uma válvula de escape rápido ou também conhecida como válvula de diafragma. Isso porque ela é responsável pelo controle da passagem do ar comprimido durante o processo de higienização das mangas.

 

Reservatório de ar comprimido

Ainda no sentido de limpeza de mangas, tem-se o reservatório de ar comprimido. Como o próprio nome já diz, trata-se de um compartimento que contém o ar utilizado para a higienização das mangas. É necessário que o reservatório tenha capacidade suficiente para manter uma constância no processo de limpeza.

 

Tubos de sopragem

São ferramentas que também auxiliam na higienização das mangas. Os tubos de sopragem são formados de metal sendo responsáveis por enviar o ar pelo filtro de particulado para rede de ar comprimido têm o objetivo de direcionar os jatos de ar comprimido para as mangas. Cada fileira de mangas precisa de um tubo de sopragem diferente.

 

Moega

Equipamento capaz de reter os particulados poluentes que entram no filtro em alta velocidade. É responsável também por recolher aqueles que se desprendem das mangas filtrantes.

 

Como limpar um filtro de manga

A limpeza do filtro de manga é feita de forma automatizada. Existem diversas estruturas, mas todas possuem características semelhantes. As variações se devem aos mecanismos de limpeza de cada equipamento. Entre elas, existem três: limpeza por flexão, limpeza por ar inverso e limpeza por pulsos de ar comprimido (é a maior vantagem dos filtros de manga falaremos melhor sobre essa última).

 

Limpeza por flexão

A limpeza por flexão, é um sistema de despoeiramento filtro manga para pó, é feita de forma mecânica, em que se aplica um movimento com uma energia suficiente para superar as forças de adesão que sustentam o pó no recipiente. Utiliza-se um fluxo de gás que vai do interior ao exterior.
 

Limpeza por ar inverso

A limpeza por ar inverso consiste basicamente em um ventilador separado (ventilador de ar inverso) que é capaz de fornecer ar limpo e seco para um ou dois compartimentos. Isso por uma relação ar-tecido mais alta até do que a limpeza feita pelo fluxo de gás.
 

Limpeza por pulsos de ar comprimido

No caso da limpeza por pulsos de ar comprimido, o processo é um pouco mais complexo, porém mais eficaz. A separação do sólido se efetua fazendo o ar com partículas passar por um ventilador, através das mangas do filtro. As partículas ficam retidas na manga, formando uma capa. Para evitar que o fluxo diminua, essa limpeza deve ser realizada periodicamente.

O ar comprimido, ao entrar no equipamento, flui pelo espaço que está debaixo da placa que se encontram as mangas. Esse gás flui até em cima para se introduzir nas mangas e, posteriormente, ser expelido, deixando para trás as partículas poluentes.

O gás limpo flui pelo espaço exterior das bolsas e é levado por uma série de dutos até uma chaminé de escape. O programador eletrônico regula as frequências e a duração de cada limpeza, atuando sobre a eletroválvula de injeção de ar comprimido. A poeira, desprendida da superfície filtrante, é coletada no funil inferior e, em seguida, conduzida ao dispositivo de extração.

 

As vantagens desse tipo de limpeza são muitas:

  • Controle da poluição do ar;
  • Redução do custo de manutenção de equipamentos;
  • Eliminação de riscos para a saúde ou segurança;
  • Melhoria da qualidade do produto;
  • Recuperação de produtos valiosos;
  • Coleção de produtos em pó;
  • Consumo moderado de energia;
  • Alta eficiência de filtração (maior que 99%);
  • Todo o manuseio dos elementos é feito na câmara de zona limpa, sem que seja necessário entrar em contato com o pó do filtro;
  • Um projeto estudado permite sua configuração modular podendo variar sua capacidade em largura e altura, alcançando a máxima superfície de filtragem no mínimo espaço. Sua construção é robusta e compacta;
  • Alto desempenho e facilidade de manutenção;
  • Limpeza em períodos extremamente curtos, com no máximo 1 (um) segundo, aumentando a frequência entre as operações de filtragem e limpeza;
 

Entretanto, há algumas desvantagens entre elas:

  • Os gases de alta temperatura geralmente precisam ser resfriados antes de entrar em contato com o meio filtrante;
  • A eficiência do filtro funciona até que uma camada seja formada na superfície do pano de filtro que constitui o meio filtrante para a separação de partículas finas;
  • Formação de “torta de filtro” que aumenta a eficiência dos filtros, mas diminui a taxa de fluxo;
  • A limpeza das mangas não é completa em nenhum caso devido à dificuldade em retirar a torta na sua totalidade;
  • A limitação mais importante que ocorre nos filtros de mangas é a temperatura, pois o material deve ser levado em consideração, de que material o tecido é feito para saber a temperatura máxima que pode ser aplicada;
  • Risco de explosão de incêndio na presença de faíscas;
  • Outros fatores que podem afetar o funcionamento do filtro de mangas são o ponto de orvalho e o teor de umidade do gás, a distribuição do tamanho das partículas e sua composição química;
  • A limpeza correta, de fato, é a melhor maneira de manter uma boa eficiência do filtro de manga, visto que ele é de extrema necessidade no seu projeto de exaustão. O que se vê hoje são as indústrias trabalhando com soldagens, um processo que emite substâncias de alto grau tóxico, que se originam a partir de uma espécie de pó. Uma vez que um profissional inala esse pó, ele acaba se tornando suscetível a contrair uma doença.
A empresa, por sua vez, prejudica sua produtividade, o que influencia no lucro, e compromete sua mão de obra, podendo causar custos, bem como atrasar o processo de elaboração do seu produto. Esse pó tóxico é conhecido como fumo de solda que, durante o processo de soldagem, é liberado por meio da vaporização do metal de adição e constituído por toxinas poluentes. Você pode saber mais lendo nosso ebook gratuito sobre o assunto.
 

Manutenção do filtro de manga (troca dos elementos filtrantes)

A troca dos elementos filtrantes, filtros de manga aplicação, somente será garantida se for feita por uma equipe ou uma empresa especialista nesse segmento. Normalmente essa função fica a cargo do pessoal da manutenção, ou mediante a contratação de uma equipe terceirizada. Isso porque se a substituição não for executada de maneira correta, poderá ocorrer alguns danos no desenvolvimento do equipamento.

Além disso, uma equipe experiente é a garantia de qualidade, uma vez que a higienização é feita de forma minuciosa por profissionais com os conhecimentos necessários. Eles sabem, por exemplo, como calcular e o dimensionamento do filtro de manga. O ideal é pesquisar bastante e contratar um serviço que garanta que o seu filtro manga tenha o melhor desempenho pela máxima durabilidade possível.

 

Exemplo de filtro de manga

A Windtec, por exemplo, é referência nacional em ventiladores e sistemas de exaustão.

Os filtros de mangas desenvolvidos pela Windtec são de alto rendimento, proporcionando a solução mais segura e eficiente na aspiração e retenção de particulados, a fim de colaborar para a excelência da sua produção.

Além desse citado acima, você pode consultar os outros produtos visitando o nosso site.