Como operar projetos de exaustão industrial

6 min. leitura

Saiba como trabalhar com o dimensionamento de sistemas de exaustão e porque instalar um exaustor em sua empresa

A poluição atmosférica deveria ser, hoje, uma das nossas maiores preocupações. Manter e promover um meio ambiente com menos partículas de fuligem, gases e substâncias tóxicas colabora para uma melhora significativa na vida de todos. Nas empresas e fábricas, isso chama a atenção dos gestores. 

Uma solução para combater os riscos à saúde do trabalhador é garantir a renovação do ar, que pode ser completamente resolvida com projetos de exaustão industrial.

Esse ar pode tanto ser impulsionado para dentro do espaço quanto expelido para fora. No primeiro caso, é chamado de insufamento. Já no segundo, é conhecido como exaustão. O projeto do sistema de exaustão é extremamente importante para locais fechados, pois propicia a circulação de oxigênio, diminuindo os danos à saúde nos diversos segmentos industriais. Tendo isso em mente, há de se concordar que é inevitável a instalação de um dos projetos de exaustão industrial.

 

Dimensionamento de sistemas de exaustão industrial

Agora que já sabemos a diferença entre sistema de exaustão e ventilação, vamos ao foco deste artigo.
 

O exaustor, em seu conceito mais básico, é o aparelho que trata devidamente o ar, evitando problemas de saúde para os funcionários e colaborando no cuidado com o meio ambiente.

É importante saber que o dimensionamento de sistemas de exaustão industrial deve ser desenvolvido exclusivamente por um profissional preparado, em geral, um engenheiro. Isso porque a implementação desse sistema deve seguir padrões de engenharia e demanda de experiência e qualificação para tal. 

Além disso, um projeto de exaustão requer estudos. Ele deve ser implementado seguindo as características e necessidades do ambiente para que seu funcionamento seja o melhor possível. Recomenda-se, por isso, a colaboração de um profissional especializado.

Ainda que um exaustor possibilite muitos benefícios, é preciso um cuidado especial. É de grande importância realizar manutenções no sistema e no projeto de exaustão regularmente. Isso garante que futuros problemas não venham a ocorrer e, caso já esteja ocorrendo, sejam corrigidos com antecedência. É um passo relativamente considerável para que seu projeto de exaustor apresente uma boa execução.

 

Vantagens dos projetos de exaustão industrial


A empresa que instala um bom sistema de exaustão industrial tende somente a ganhar. A primeira grande vantagem é a de evitar gastos desnecessários. Uma vez que há a aquisição de um equipamento correto, impede-se que haja despesas com máquinas irrelevantes e com tratamentos de saúde dos trabalhadores.

Sim, os riscos à saúde são um fator importantíssimo e preservá-la é tarefa conjunta da empresa e das pessoas que circulam pelo local. As partículas contendo substâncias tóxicas se alojam no organismo e provocam uma série de doenças. 

As mais comuns são:
  • asma
  • bronquite
  • infertilidade
  • câncer de pulmão
  • infarto
Com projetos de exaustor industrial, a qualidade do ar melhora e os particulados são retirados do meio ambiente por meio da absorção do equipamento.

Os filtros localizados nos exaustores agem para impedir que os odores e poluentes gerados durante os processos sejam emitidos para a atmosfera. Além disso, eles ajudam a refrigerar o ambiente. A eficiência dos funcionários e dos equipamentos está diretamente ligada ao controle térmico, pois é ele o responsável por promover o bem-estar e impedir que as máquinas superaqueçam.

Se você tiver dúvidas de como instalar exaustor industrial e os melhores modelos, pode entrar em contato com nossa equipe.


Leia mais
Exaustor industrial: Entenda a diferença entre os tipos

 

Modelos de projeto de exaustão industrial

Para suprir suas necessidades e adequar um projeto de exaustão industrial eficiente de acordo com a sua demanda, é preciso escolher o modelo certo para que o resultado seja eficiente. Vejamos alguns principais:



Ventilador Axial


para fabricação desse modelo, é utilizado aço carbono (por isso também é conhecido como exaustor de carbono), zincado ou em INOX. Podendo ser equipado com hélice em inox, alumínio ou em ppg dentre outros materiais. Esse tipo de exaustor é bastante utilizado para fazer trocas de ar em ambientes fechados.



Ventilador Centrífugo


Esse modelo é o mais complexo. Pode trabalhar em diferentes pressões e vazões e é indicado para os mais diversos segmentos industriais, podendo operar com os mais variados materiais, como os corrosivos e inflamáveis (solda e fundição).

O exaustor, entretanto, é apenas um dos componentes de um complexo projeto sistema de exaustão. Além dele, conta-se, também, com a presença de:
  • captor de ar
  • caixa de ventilação
  • equipamentos para tratamento de ar
  • rede de dutos e filtros
Esse projeto de exaustor centrífugo é elaborado com alta tecnologia, apresentando bons resultados em relação à performance. É a garantia de um ambiente reconhecido pela segurança e eficiência, uma vez que é desenvolvido com materiais de ponta, que lhe assegura um ótimo desempenho quanto à conservação e resistência.


Leia mais:
A IMPORTÂNCIA DO SISTEMA DE EXAUSTÃO PARA FUMOS DE SOLDA PARA A SUA EMPRESA
POR QUE TER UM PROJETO DE VENTILAÇÃO INDUSTRIAL?

 


Cuidados ao implementar um sistema de exaustão industrial

 
Quando se adota qualquer medida de controle e segurança, deve-se garantir que ela não gere problemas que poderiam ser facilmente evitados. Por isso, criar um dos tantos tipos de projetos de exaustão industrial não é uma tarefa das mais simples e requer algumas precauções importantes. A principal delas é o cuidado para não criar novos riscos, ou seja, ao tentar solucionar um problema, você pode estar criando um outro.

Não basta simplesmente instalar um sistema de exaustão industrial para melhorar a qualidade e o bem-estar na empresa. É preciso também manutenção e alguns cuidados com o equipamento, com o ambiente e com os métodos de segurança. Pensando nisso, separamos três dicas fundamentais que são muito importantes ao implementar um projeto de exaustão e ventilação.
  • Dica 1: Calcule as perdas totais do seu sistema de exaustão industrial. É interessante fazer uma análise antes de definir a sua escolha, pois o ideal é comprar um exaustor que gaste a menor energia possível, sem perder o alto desempenho.
  • Dica 2: Realize frequentes manutenções. Um desgaste natural, devido ao atrito, em algumas peças fundamentais para o sistema, como os rolamentos, correias e vedações acaba prejudicando o funcionamento. Busque sempre a ajuda de um profissional para realizar a manutenção necessária.
  • Dica 3: Faça vedações consistentes. Assim, você impede que haja falsas entradas de ar. Isso porque esses modelos de alta pressão são geralmente instalados em sistemas que têm altas velocidades, pequenos diâmetros e longas distâncias em sua linha de dutos. 

Ao adotar uma medida de controle ou segurança, é preciso que haja planejamento e que se pense em algumas questões que envolvem o ambiente industrial como um todo. A posição e o lugar de instalação é outra questão a se preocupar. Por exemplo, os ventiladores, que geralmente são instalados na parte interior de uma fábrica, podem gerar ruídos e aumentar o nível de barulho no local. É muito comum que sejam, ainda, encontradas coifas instaladas sobre as cabeças dos trabalhadores. Não é recomendável posicionar os exaustores próximos ao ambiente onde trabalham os profissionais. Nesses casos, o ar contaminado se dispersa e pode chegar às vias respiratórias do trabalhador, o que pode agravar a exposição.

O sistema de ventilação local exaustora, em especial, deve constar do PPRA (programa de prevenção de riscos ambientais) da empresa. Esse programa visa combater os acidentes de trabalho e controlar os riscos ambientais que possam ser encontrados no local. Isso quer dizer que, o PPRA, nesse caso, tem como objetivo analisar e avaliar a eficácia do sistema de ventilação em questão, a fim de assegurar seu bom funcionamento. A NR-9, através do PPRA, estabelece as medidas necessárias para monitorar os riscos físicos, químicos e biológicos nos locais de trabalho, atuando em conjunto com Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO).

Essas são medidas que colaboram na promoção do bom desempenho de uma indústria. É pensando na redução de custos (controle de gastos) e na integridade física dos profissionais que nela atuam que as normas precisam ser seguidas. Um projeto de exaustão industrial é complexo, mas eficiente. É por causa desse tipo de sistema de exaustão que empresas se tornam referência quando o assunto é controle da poluição ambiental.