Controle de material particulado respirável

9 min. leitura

O material particulado pode ser extremamente danoso à saúde humana se inalado. Comum na maioria das indústrias, ele pode ser classificado como fumos de solda ou poeira respirável.
Para que seja efetuado o correto controle de particulados é necessário conhecer os tipos de materiais particulados. Neste artigo, explicamos o que é como funciona a medida de controle da exposição aos particulados.  
  

O que são materiais particulados?

Material particulado é um componente sólido, que por sua minúscula espessura se mistura com o ar. Assim, acaba sendo inalado durante a respiração humana, podendo causar doenças sérias, tais como o câncer. 

Um dos materiais particulados mais graves é originado pelas partículas metálicas decorrentes de processos industriais. Exemplo disso é a soldagem, cortes térmicos e lixação peças. Eles são divididos em duas etapas: fumos de solda e poeira metálica respirável.
 

Fumos de solda

Fumos de solda é um dos materiais particulados mais comuns nas indústrias. Eles são emitidos durante a manipulação dos metais em alta temperatura. O material é liberado no ar em alta temperatura e ao entrar em contato com o oxigênio ocorre a oxidação dos particulados. Muito comum durante a solda ou corte térmico. 

Se liberadas na atmosfera as micropartículas se misturam no ar e são instantemente respiradas pelo trabalhador, caso ele não esteja fazendo o uso da máscara e contando o apoio de um exaustor de particulados. 

Sem o uso correto desses equipamentos, é provável que o trabalhador vá desenvolver um tipo de câncer chamado de siderose pulmonar, também conhecida como pulmão de soldador. As partículas de metais, ao serem respiradas, se prendem aos tecidos do pulmão e com o passar do tempo provocam a doença.
 

Poeira metálica respirável

A poeira metálica respirável é liberada durante a manipulação dos metais frios, como a lixação e rebarbação de peças. Elas podem ser classificadas como poeiras respiráveis ou inaláveis.
Poeira respirável é quanto sua espessura é tão pequena que, mesmo respirando pelo nariz, as partículas adentram no organismo e se alojam no pulmão. Já a poeira inalável adentra no organismo humano se a pessoa estiver respirando pela boca. 
 

Medida de controle da exposição aos particulados

Para manter o controle dos particulados na indústria metálica, é necessário tomar algumas medidas, no ato da manipulação do metal. A principal forma de prevenção, é por meio do uso de máscaras e exaustores de materiais particulados.

Quanto ao uso da máscara, é considerada um EPI (Equipamento de proteção individual). Existe uma certa variedade de modelos e ela deve ser escolhida de acordo com a necessidade de cada operação e o perfil do funcionário. O uso dela pode ser obrigatório e não dispensa os exaustores.

Já os exaustores de material particulado visam proteger um ou mais funcionários. Além disso protege também o meio ambiente ao evitar que os materiais particulados sejam liberados no meio ambiente. 

A Windtec é especialista em sistemas de aspiração industrial. Oferecemos suporte, tecnologia e customização para que se adapte a cada necessidade de produção, desenvolvendo produtos dentro de rigorosos padrões de qualidade e normas regulamentadoras. Atuamos, também, na venda de acessórios e peças para reposição, garantindo sempre a solução completa.
 

Sistemas de aspiração de particulados 

A função do sistema de aspiração de particulados, também conhecidos como exaustores, é aspirar o ar no local em que a solda está sendo efetuada. Os materiais particulados são aspirados através de um ventilador centrífugo, instalado na parte interna de um filtro, e assim o sistema de exaustão suga  o material particulado para passar por uma filtragem impedindo que as partículas fiquem na atmosfera.

Existem diversos tipos de exaustores para que possam atender demandas especificas, tais como:
  • Células robotizadas
  • Bancadas de solda aspiradas
  • Mesas de corte térmico
  • Mesa de lixação e/ou rebarbação de peças
  • Entre outras
Para saber mais detalhas sobre os exaustores de material particulado entre em contato conosco.