[eBook] Guia definitivo de ventiladores industriais

14 min. leitura

As indústrias estão cada vez maiores e, por esse fato, precisam expandir sua linha de produção. Devido a isso, consequentemente, as vendas aumentam, os prazos de entrega diminuem e o número de colaboradores cresce significativamente. É inegável que os custos se multiplicam, principalmente, em razão da folha de pagamento dos funcionários.

No entanto, para manter o bom rendimento de um profissional, é preciso investir em materiais de segurança, além  de assegurar o seu bem-estar. Entre os principais procedimentos de segurança estão as instalações de alarmes de incêndio, os extintores adequados para cada necessidade de prevenção, a manutenção periódica das máquinas, o material apropriado de trabalho, mais conhecidos como EPI (equipamento de proteção individual), e, é claro, alguns projetos de preservação à integridade e à saúde dos trabalhadores. 

É necessário um grande investimento, sobretudo, nessa última questão. Para manter o bem-estar de seus funcionários e, assim, fazer com que rendam ao máximo, os gestores de pequenas e grandes indústrias precisam destinar uma verba considerável a um bom sistema de exaustão, por exemplo. É muito importante explicar que esses sistemas não servem somente para assegurar o conforto térmico do ambiente.

Eles são imprescindíveis pois auxiliam em muitos mais fatores que dizem respeito à prevenção de doenças. O setor industrial é, hoje, um dos principais responsáveis pela liberação de substâncias poluentes na atmosfera, causadoras de doenças até mesmo irremediáveis. Por isso, te explicamos a seguir a importância de um projeto de ventilação industrial e como escolher o modelo ideal para a sua empresa. 

A principal função do ventilador é promover a circulação do ar no ambiente em que está instalado. Nas residências, por exemplo, esta circulação é proporcionada pela convecção, a qual ocorre em todos os fluidos (líquidos e gases). Contudo, a circulação de ar por convecção se torna ineficiente em ambientes industriais, devido à presença de contaminantes no ar, que podem ser inalados pelos funcionários e, assim, causar danos à sua saúde. 

Saiba tudo que precisa, baixando nosso material!